Friends

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Primeiras Nancys ou Nancy Prototipo

Decidi trazer a temática das Primeiras Nancys para o Blog, com base no artigo que elaborei para a Revista Nº 1 :





Estas Nancys são vulgarmente apelidadas de Nancys Prototipo ou Raritas devido aos seus olhos. O nome prototipo foi dado por serem as primeiras Nancys. Muitos coleccionistas as situam apenas entre os anos 68-69, mas outros consideram que ainda se comercializaram no ano 70. 

Quais são as características destas Primeiras Nancys?

Pernas gorditas que habitualmente chamam de "patabollo".  


As sobrancelhas são alaranjadas e de traço fino e curto. Levam brincos de pérola branco pequeno, por isso todas têm a marquinha do brinco na orelha. 




A testa é larga e o cabelo loiro ou ruivo, de risca ao meio e com fios de cabelo amplamente espaçados entre eles.


As primeiras Nancys tinham as pestanas negras, muito longas e encurvadas e apenas no meio. A cor dos olhos situam-se entre um azul mais claro, quase cinzento, e um  azul mais forte e dois tons de olhos castanho e com uma auréola negra, sendo esta a principal característica destas primeiras Nancys :

  









Fotos ebay e TC

Surgem outras cujas pestanas não são tão longas nem encurvadas e mais uniformes e não tanto no centro como as anteriores:

Foto marisa65







Os lábios são rosa clarito e voltando a falar do cabelo este é comprido, de boa qualidade e suave. Nestas Nancys, existe um buraquito na coroa da cabeça do tamanho de uma caneta como nos contou AngelesNancy relativamente à sua Nancy para o artigo da revista, mas este buraquito tanto pode ter ou não cabelo, na maioria dos casos tem cabelo: 


na zona perto das orelhas e também na parte de trás, muitas vezes existem buraquitos que não têm cabelo:


e um detalhe muito curioso que foi descoberto por Lugaia foi terem na cabeça uma espécie de tampa de cabelo:



explicaram-me que algumas podem tem o número 5 invertido no cimo da cabeça:



Na diz nuca apenas Famosa:



Outra característica são os braços compridos, maiores que outras Nancys posteriores, assim  com a mão que também é maior. Estes de um modo geral são moles, podem dobrar-se facilmente mas também existem Protótipos com braços semi duros de cerca de 13 cm:










Lugaia tem estas Nancys e enviou-me fotos de uma das suas Primeiras Nancys e que tem precisamente o primeiro Traje com que foram comercializadas, o traje Presentación:









Estas Nancys quando se comercializaram tinham sapatos negros de botão, mas Lugaia colocou os raríssimos sapatos cor de rosa de botão para combinar melhor, uma autentica maravilha de Nancy, traje e sapatos:



Ainda nos enviou uma foto com o bonito traje Liceo:





Não temos certeza absoluta, pois não sabemos se as Nancys com olhos margarida se comercializaram em simultâneo a estas Nancys, mas pensa-se que Famosa ensaiou um pouco os olhos, antes de decidir-se pelos olhos tão conhecidos das Nancys dos anos 70, olhos margarida. 

Como se pode apreciar a Nancy posteriores tem praticamente as mesmas característica sendo a principal diferença os olhos:





Interessante é que na década de finais de 60 e inícios dos 70, as bonecas italianas possuíam olhos um pouco similares às primeiras Nancy:
                                                                                             
Corinne italocremona


Susana de Furga

Segundo consta, alguns restauradores de bonecas compram olhos de bonecas italianas para alterar e colocar em Nancys para passarem por Protótipos, por isso na hora de comprar todo o cuidado é pouco e esperemos que este artigo seja útil para distinguir as autênticas primeiras Nancys. 



Um agradecimento muito especial a Lugaia, por ter partilhado as suas espetaculares fotos da sua Nancy Prototipo, e por ter descoberto mais detalhes que permitiram enriquecer o nosso conhecimento destas Nancys.


Artigo elaborado por Fan

12 comentários:

  1. Oi! muito bom o artigo. Eu nao vou ter problema para comprar a prototipo. Não vou comprar por que nao gosto deses olhos...ela parece doidinha...ate provoca medo...
    bjs!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada querida Vicky e fico muito contente que tenhas gostado do artigo. Jajajajajajaja!! achas que parece doidinha?? Algumas eu gosto e até suspiro um dia conseguir uma.
    Muitos beijinhos,
    Fanbo

    ResponderEliminar
  3. Oi, obrigado por detalhar as características desses primeiros Nancy. Eu não tinha notado antes que seus cílios eram tão longos e que estavam pendentes. A verdade é que eu posso ver que outras bonecas ele copiou os olhos. Manter contato

    ResponderEliminar
  4. Olá Marta, fico muito contente que este meu artigo contribui para perceberes que algumas destas Nancys têm as pestanas muito longas.
    Quanto aos olhos, se não foram copiados das bonecas italianas, pelo menos acho que serviram de inspiração.

    Muito obrigada e beijinhos,
    Fanbo

    ResponderEliminar
  5. un artículo muy interesante, la verdad. Esto de que ahora cambien los ojos para vender Nancys como si fuesen de prototipo es una puñeta, porque encima con lo caras que son, como para que encima sean falsas.... grrrrrr
    En fin, dudo que alguna vez tenga una con lo caras que están, igualmente, tampoco me preocupa mucho, no son las que más me gustan, jejeje!

    ResponderEliminar
  6. Hola guapa, si es preocupante que existan falsificaciones en estas Nancys con los ojos.
    Muchas gracias por nos dares tu opinión y me encanta saber que te gusto el artículo.
    Muchos besitos,
    Fanbo

    ResponderEliminar
  7. Ostras Fan, me han dado ganas de cojer a la mía y mirarla con lupa, jajajajaja Está genial tener un artículo para comparar cuando vemos una venta y la cantidad de información que aportas es de lujo. Gracias y gracias a Lugaia por compartir vuestros conocimientos.

    Un beso!!!!

    ResponderEliminar
  8. Hola cucafera, muchisimas gracias por tus elogios a este articulo y me alegro mucho que te gusto.
    Besazos guapa,
    Fanbo

    ResponderEliminar
  9. Olá, bom dia.
    Parabéns pelo artigo pois está 5*.
    Tenho uma dúvida. Gostava de saber como se removem os brincos de uma Nancy. Será que me poderiam ajudar.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Olá Celeste, muito obrigada pelo seu comentário e por ter passado pelo blog.
    Para tentar responder à sua dúvida desejava saber que tipo de Nancy é. As Nancys dos anos 70 tiram-se facilmente os brincos, as de coleção... já é muito difícil. eu tentei tirar com um alicate e também não consegui. Nas modernas não faço ideia, mas talvez dar com o secador de cabelo para o plastico ficar mole e pressionar um pouco com um alicate.
    Muitos cumprimentos,
    Fan

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pela vossa resposta tão completa. A minha como é das modernas vou ficar sossegadinha.
    Melhores cumprimentos
    Celeste

    ResponderEliminar
  12. Que comparativa tan completa. Besos

    ResponderEliminar