Friends

sábado, 16 de junho de 2012

Alina a boneca da BB

Agradeço a farigola o convite para colaborar no Fanzine Pequedolls do foro "Peques de Casa" para a temática Alina. Acabei por mergulhar no mundo Alina que era desconhecido para mim. O artigo que foi elaborado, modificado e corrigido está aqui:




http://issuu.com/nancyselene/docs/fanzine

A revista também aborda as primeiras Barriguitas e as bonecas Laura de Montanha. Está Preciosa e dou as minhas Felicitações tanto à farigola como às colaboradoras deste lindíssimo projeto.

Sobre as Alinas e como teve que se resumir muito a investigação para ficar na revista, decidi publicar o artigo completo que efetuei.


ALINA ESPANHOLA

Ficha técnica da Alina com as suas medições feitas por Farigola:


Alina é uma boneca lançada por B.B. com cerca de 17 cm de estatura e tem a particularidade de caminhar e de poder sentar-se, sem pilhas. Foi lançada no mercado em finais dos anos 70.

Alguns coleccionistas pensam que Alina se inspirou nas bonecas italianas Mini Furga (Lisa ou Lucia), que têm o corpo e as mãos muito similares à Alina de B.B. Apenas varia a sua carita, como se puede ver no cartaz de 1966 (foto ebay Francia):


Como se constata a altura é também de 17 cm e comparando por exemplo a boneca Lisa de Furga, nota-se que corpo tem muitas parecenças nomeadamente o tronco, as mãos e as pernas com as Alinas.




Alina nos seus dois catálogos apresenta-se com o cabelo loiro, olho azuis e uma fita no seu cabelo e vestida com o traje Domingo. 


No seu interior está indicado que ganhou Aro de Prata em 1980, na categoría de melhor brinquedo:


Num desses catálogos Alina aparece surtida A, duas loiras, seguido da indicação da Alina branca e negra, com dois vestiditos em que está escrito o seu nome, análogos a estes dois:



















Alina surtida B, aparecem uma Alina morena e outra loira com vestidos estilo “Casa na Pradaria”:



Esta bonequita tem complementos, um dormitório vermelho e branco, constituído por uma camita, uma mesa e um armario (Refª 734 Alina Dormitorio).  Assim como um comedor formado por um armário, uma mesa e duas cadeiras, também em vermelho e branco (Refª  Alina Comedor). 
Noutro catalogo figuram oito trajes, em que sete são de Alinas loiras e um de uma Alina morena (traje Camisón) e aparecem os móveis descritos anteriormente, uma banheira branca e um carrinho de passeio, assim como um andarilho, o que presupõe que menima está a aprender a caminhar.


Os móveis venderam-se em blisters separados: 


ou com a boneca em trousseau, como se pode constatar no catálogo das muñecas de BB de nadicsa:



Alina Trousseau


À parte destes catálogos oficiais, muitos são os trajes que se comercializaram, em bonitos e coloridos blisters amarelos:


Também  a boneca  se vendeu  em  pequenos blisters e de variados estilos, além dos trousseau referidos anteriormente, mas sempre a dar ideia que Alina estava na sua casinha. 


fantástico catalogo de Muñecas da BB da compi nadicsa permitiu descobrir uma raridade que é a Alina Pintora.






                                                        Alinas Pintoras e Alina estilo Casa na Pradaria  


Alina Holandesa

Alina India

Alina Oriental

Alina comunhão

Alina Majorete
Alina Bruxinha

A existência de Alina Oriental, India, Africa, Holandesa,  leva-nos a concluir que uma edição deveria ser uma coleção Mundo:


















  Alinas Indias
Alina Africana
Alina Oriental ou Japonesa
Alina Holandesa

Rostos das Alinas

Loira e olhos azuis

Cabelo branco comprido e olhos azuis 
Cabelo escuro com marrafa e olhos castanhos

Cabelo escuro e olhos castanhos
 
Negra de cabelo curto ondulados e olhos castanhos (foto Farigola)

Negra de cabelo comprido liso e olhos castanhos


ALINA/TITA PORTUGUESA

Em Portugal também se comercializou a boneca Alina com o lema “Alina a irmazinha da Tucha”. A boneca Tucha é muito similar à Core espanhola, mas Tucha tem um tom mais rosado no seu material e as suas sobrancelhas são mais grossas.  Tucha para além da sua irmazita Alina ou Tita, tem um  namorado chamado Toni.
Alina, Tucha e Toni foram comercializadas por Brintoi (BRINTOI- SOCIEDADE PRODUTORA DE BRINQUEDOS, S.A.), empresa muito importante de brinquedos portugueses na época e distribuídos por Jugal.

O único cartaz que se conhece de Alina é este e segundo indicação teve publicidade na TV, mas não encontramos nenhum video referente a bonecas de Brintói:



Neste cartaz, Alina mede 18 cm, e apresenta algumas Alinas, três trajes (Enfermeira, Dama e Aniversario), alguns blisters e caixas com que se comercializou a boneca, também com o formato de casita de madeira como algumas Alinas espanholas. 


 Os blisters são amarelos, sendo quase uma cópia dos que se comercializaram em Espanha.

Tem também mobiliário como se pode constatar no cartaz, armario, cama e estante. Descubrimos que o seu mobiliário foi comercializado em tres cores, azul e branco (como o mobiliário da boneca Nina da Brintoi), vermelho e branco (como o da Alina espanhola), rosa e branco (como está no cartaz).


Alina tem praticamente as mesmas medidas que a Alina espanhola e o mesmo corpo, movia a cabeça     e andava.

Não sabemos precisar mas a dada altura em Portugal deixa-se de comercializar a boneca Alina e surge  o nome de Tita, sendo igualmente a irmazinha de Tucha, também lançada por Brintoi.

O Blister de Tita já não é em forma de casinha como da Alina, mas está acompanhada de uma foto da sua irmã Tucha e seu namorado Toni.



Tita também tem vários conjuntos em blíster  mas em azul. 



Na sua época, tanto Alina como Tita não tiveram tanto exito como a irmã Tucha junto das meninas portuguesas.

Também se comercializou uma boneca muito similar a Alina/Tita que tem a particularidade de não andar. Desconhecemos o seu fabricante ou se foram as últimas Titas fabricadas por Brintoi. Para se comparar sus diferencias:


A Alina é a morena

Notam-se as diferenças no corpo e a Alina é ligeiramente mais baixa

Desejamos que este artigo seja útil para descobrir o mundo das Alinas e Titas.

Os nossos agradecimentos a farigola e a Nadicsa.

Artigo elaborado por Fanbo com a colaboração da Tininha!!


24 comentários:

  1. Olá a partir de Espanha: parabéns por esta entrada tão informativa. Quando criança teve Alina loira. Eu realmente gostei. É uma pena porque eu não tenho em minha coleção. Suas fotos me trazem algumas lembranças maravilhosas da minha infância. Vejo que você tinha um monte de roupas e acessórios. Eu nem me lembro de mim. Mantenha contato.

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta, agradeço imenso o seu comentário e fico muito contente que a nossa entrada tenha trazido recordações da infância da sua Alina. Sim esta boneca tinha muita roupinha e alguns acessórios de mobilia.
    Volte sempre.
    Muitos beijinhos,
    Fan

    ResponderEliminar
  3. Fanbo, me ha gustado mucho el artículo, y desde luego es mucho más completo. Gracias por compartir la revista y sobre todo, por participar en ella.
    un saludo,
    farigola

    ResponderEliminar
  4. Muchas gracias farigola, me alegra mucho que te gusto y entre en este mundo de Alina debido a tu invitación para el articulo.
    Encantada de colaborar en tu revista guapa.
    Muchos besitos,
    Fanbo

    ResponderEliminar
  5. Hola de nuevo,
    soy farigola, pero con la cuenta de mi blog, que lo tenía un poco abandonado.... :P Es que así copio el enlace de aquí para ponerlo en mi lista.
    Lo dicho, me encanta el artículo dedicado a Alina ¿os he dicho ya que tengo otra de camino? ainssss es que son un vicio!!!

    ResponderEliminar
  6. Hola querida farigola, ya mi hice tu seguidora y es muy lindo tu blog dedicado a Selene.
    Gracias y a mi me encanto mucho participar en la revista y también me gusto mucho los articulos sobre las Barriguitas y Laura de la montaña.
    Voy adorar mirar las fotos de tu nueva Alina, las tienes que son una preciosidad.
    Muchos besitos,
    Fanbo

    ResponderEliminar
  7. pedazo articulo ademas de super interesante,me encanta

    ResponderEliminar
  8. Gracias guapa, me alegro mucho que te encanto este articulo y ya se que tienes Alinas.
    Besitos,
    Fanbo

    ResponderEliminar
  9. Olá !!! Meu nome é Rui Guerreiro tenho 43 anos e sou colecionador de bonecas possuo 5 monster high, 1 Bratz twin e uma living dead dolls e 1 barbie mas o meu grande sonho era adquirir uma boneca que me marcou muito na infancia em que brinquei com uma amiga minha que é a boneca nancy, será que se consegue adquirir algumna nancy nos dias de hoje? e será que já se encontra alguma nancy renovada nos dias de hoje.Gostaria que me podesses dar resposta, pois gosto muito de bonecas e sou colecionador.

    ResponderEliminar
  10. Olá Rui, agradeço a sua mensagem e eu também adoro bonecas. Em 2007 retomei a minha coleção de Nancys que tinha iniciado aos 10 anos. Já perdei a conta ao número de Nancys e trajes que tenho. Adquiri a minha coleção através do ebay.es:
    http://www.ebay.es/clasico/
    ou através de Todocolección:
    http://www.todocoleccion.net/
    Famosa tem reeditado algumas Nancys que estão à venda em Portugal, no Corte Ingles ou no Toys R Us. Também se podem adquirir em lojas de brinquedos espanholas, online mas temos que pagar o transporte. Aqui na página de Famosa pode-se ver algumas dessas Nancys:
    http://www.nancyfamosa.es/coleccionistas/
    Em Outubro Famosa vai lançar no mercado a Nancy Boutique. Existem umas bonecas que são imitações de Nancys, atenção na hora de comprar pois são mais baratas, não têm marcado no pescoço Famosa e cheiram a baunilha.
    Se tiver alguma dúvida pode voltar a escrever.
    Muitos cumprimentos,
    Fanbo

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigado pela ajuda e vou agora com regularidade falar aqui neste forum muito obrigado e vou venso porque agora uma nancy antiga devem pedir muito mas muito dinheiro por ela vou comprar uma mais moderna

    ResponderEliminar
  12. De nada Rui, as antigas que os espanhóis chamam de "Patabollos" e dizem apenas "Famosa" na nuca são caras e ainda mais as negritas.
    Muita sorte com a compra de Nancys.
    Cmp,
    Fanbo

    ResponderEliminar
  13. Estive ontem no toys u rus e vi que reeditaram nancy antigas da antura em que eu era pequeno eu nascy no ano de 1969 e vi custavam e media de 46 euros, me digam uma coisa que eu tenho duvidas voçes tiram as bonecas da caixa ou as deixam ficar na caixa e me digam quais as bonecas que colecionam eu agora gostava de comprar a nancy e se calhar me vou facar pelas nancy e que as outras bonecas não tem olhos de vidro que abrem e feihão

    ResponderEliminar
  14. Olá Rui, existem coleccionistas que tiram de imediato das caixas, mudam o penteado e a roupa, eu cheguei a fazer isso às duas primeiras reedições, Nancy Negrita Blue Jeans e a Nancy Japonesa, as outras tenho ainda em caixa.
    Qual foi a Nancy que viu em Toys R Us??
    Existem umas Nancys que são chamadas de Nancys News, mas são muito diferentes das Nancys da nossa infância, as crianças e as jovens são as que compram essas Nancys.
    Cmp,
    Fanbo

    ResponderEliminar
  15. Eu ainda não tenho assa percepção da coleção das nancys me lembro da antiga e agora da nova que vejo a vende no toys u rus, gostava de saber se existe algum sitio para ver as comparações das diferentes nancys

    ResponderEliminar
  16. Olá, o blog mais completo de Nancys é o de Karmeta que tem muita informação sobre as Evolução das Nancys:
    http://nancynostalgiakarmeta.blogspot.pt/
    Cumprimentos,
    Fanbo

    ResponderEliminar
  17. Muito obrigado, gostaria de saber se voçes fazem eventos com as nancys ou seja encontros ou se conheçem mais colecionadores Portugueses, eu tenho visto existe muitos colecionadores em Espanha

    ResponderEliminar
  18. As que eu vi no toys u rus foi a nancy re-edicion 2011 e a nancy ion fiz que vem com um vestido de cor salmão mas são antigas

    ResponderEliminar
  19. Podes me dizer aonde se pode comprar nancys das antigas que não sejam muito caras?Obrigado

    ResponderEliminar
  20. Olá Rui, aqui em Portugal não sei de qualquer encontro e nem conheço coleccionistas para além da minha amiga Tini com quem partilho este Blog.
    Em Espanha fazem encontros e existem muitos coleccionistas espanhóis de Nancys.
    Essas Nancys que se vendem no Toy R. Us são reedições de Nancys antigas. As dos anos 70, 80 e 90 ou mesmo do ano 2000 vendem-se em todocoleción ou em ebay como já referi. Aí existem por vários preços e baratas é muito dificil de encontrar em bom estado, é preciso sorte nos leilões.

    ResponderEliminar
  21. Muito obrigado vou me ficar pela re-edição e pelas novas nancys, eu tenhyo algumas bonecas mas são monster high e nao tem nada a ver

    ResponderEliminar
  22. Olá, sim as monster hight são muito diferentes. Espero que consiga comprar Nancys,as das re-edições são bonitas.
    Cumprimentos,
    Fanbo

    ResponderEliminar
  23. Olá Fan-Tini comprei na 4ºa feira a minha primeira nancy num site de anuncios da internet, é uma nancys da serie nova , que tem umas calças de ganga um tipo cinto de brilhantes á cintura tem uma gravata e um gorro verde de pompom, não eei o nome desta nancy mas é muito linda adorei-a.beijos fan-Tini se puderes me responde tenho curiosidade em saber qual é esta nacy.

    ResponderEliminar
  24. Olá Rui, comprou a Nancy Universitária, saiu com uma Nancy Bailarina e uma Nancy cantante de Rock, é de 2009:
    http://holacaracola.es/catalog/product_info.php?manufacturers_id=5&products_id=2539

    é muito linda.
    Cumprimentos,
    Fanbo

    ResponderEliminar